Profissão de encanador. Remuneração e formação

Perguntas e respostas sobre a profissão de encanador. O que é preciso para ser um encanador? Qual a remuneração e como ingressar nesta área de trabalho.

» Página Inicial


O que é um encanador?

O encanador é o profissional responsável pelo processo de montagem, ajuste, instalação e reparo de condutos como: encanamentos, tubulações, etc.

Atua na execução de projetos hidráulicos, com a instalação de encanamentos e todos os acessórios necessários ao perfeito funcionamento desses sistemas. Ele também atua no reparo e manutenção de sistemas hidráulicos e seu trabalho pode incluir caixa dágua, encanamento, torneiras, caixas acopladas, vaso sanitário, rede de esgoto, entre outros.

Como é o trabalho do encanador?

Encanador

Sob a responsabilidade do encanador estão as seguintes tarefas:

Ele realiza testes operacionais de pressão de fluídos e de estanqueidade. O encanador também realiza manutenção de equipamentos e acessórios de todas as instalações hidráulicas em uma construção ou projeto. É especialista em instalação de canos para ligação de água e esgoto, instalações em banheiros e cozinhas, redes internas de esgoto, chuveiro, pias, tanques, torneiras, duchas, bidês, entre outros.

O que é preciso para ser um encanador?

Para se tornar um profissional competente, um encanador deve saber trabalhar com diversas etapas de uma obra que envolva serviços de canos e tubulações. Ele deve compreender o sistema hidráulico de uma rede e como ele funciona em diferentes segmentos de uma construção (por exemplo, banheiros, cozinhas, etc.).

Ser um encanador exige conhecimento do código de conduta de prédios, capacidade de ler plantas, conhecimento em materiais de construção e tipos de canos, além de conhecimento de técnicas de conservação de água.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para o encanador é muito amplo. As oportunidades provêm dos setores da Indústria e da Construção Civil mais especificamente. Porém, existe muita procura por profissionais autônomos para pequenos serviços. Quando o profissional apresenta responsabilidade e conhecimento, consegue trabalho com muita facilidade.

Profissionais capacitados e competentes têm vaga garantida no mercado. Para isso, é importante que o encanador jamais deixe de estudar e se aprofundar dentro da sua função. Engenheiros estão sempre à procura de encanadores que dominem todo o conhecimento da área, pois profissionais assim são raros.

Como ingressar na área?

O futuro encanador deverá fazer cursos técnicos abrangentes, que ensinem todos os conhecimentos fundamentais, que incluem: instalações de linha roscável, torneiras, pias, lavatórios, válvulas de pé de crivo, técnicas de dobragem em tubos de PVC, etc. Alguns cursos ensinam o encanador a trabalhar com água quente, tubulações, aquecedor solar, tubulação de cobre, entre outros. Isso permite que o encanador tenha mais oportunidades de trabalho.

Qual é a remuneração?

Segundo a Lei nº 6.163 de 2012, que regulamenta o piso salarial de diversas funções, um encanador deve ganhar, no mínimo, R$ 810,14, sem benefícios. A média brasileira gira em torno de R$ 1.400,00, fora os benefícios, que variam de acordo com o contratante.

Para consultar os salários pagos a encanadores no Brasil, consulte o site https://www.salarios.org.br/#/salariometro que mostra a média dos valores dos últimos 6 meses no país.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade