Excêntrico. Significado e exemplos de profissões excêntricas

Perguntas e respostas sobre a excêntrico. Qual o significado da palavra. O que as pessoas que tem esse tem em comum? Veja as repostas aqui.

» Página Inicial


O que significa a palavra excêntrico

Excêntrico é alguém esquisito, diferente, incomum. Geralmente chamamos de excêntrico, aquela pessoa que se comporta de forma muito diferente da maioria das pessoas, que se veste de forma diferente ou até que trabalham em empregos considerados diferentes demais.

O que as pessoas que tem esse comportamento tem em comum?

As pessoas que tem comportamentos ou formas excêntricas de ver a vida tem em comum as formas não usuais de resolver questões. Costumam pensar também de forma excêntrica e diferente da maioria das pessoas.

Eles são iguais no mundo todo?

Não. O que pode ser considerado excêntrico em uma tribo afastada da amazônica é completamente diferente do que é considerado excêntrico em Londres, por exemplo. Ou seja, a excentricidade é algo social, que muda de acordo com a nacionalidade e até o grupo de pessoas a qual os indivíduos pertencem.

Ser excêntrico dificulta a busca por um emprego?

As vezes sim. Na verdade tudo vai depender muito do tipo de excentricidade que a pessoa tem. Digamos que alguém goste de se vestir sempre com a mesma cor de roupa, por exemplo. Esta pessoa terá dificuldades em conseguir utilizar um uniforme. Agora se a excentricidade está por exemplo na linguagem e jeito de falar da pessoa, ela pode encontrar dificuldades em encontrar empregos que precisem se comunicar com o público em geral de forma usual. Porém, assim como qualquer característica, uma pessoa considerada excêntrica deve encontrar empregos onde sua característica seja importante e um diferencial.

Quais os exemplos de profissões excêntricas?

Isso depende muito da cultura local, conforme falamos. Na nossa sociedade profissões bastante simples ainda são consideradas excêntricas, como por exemplo profissões ligadas à morte: coveiros, maquiadores, embalsamadores e etc. Em alguns casos podem ser considerados excêntricos alguns profissionais que costumam oferecer terapias não convencionais, como por exemplo médiuns, hipnotizadores, profissionais de aromaterapia, entre outras.

Quais os personagens excêntricos mais famosos?

Na história existem muitos personagens excêntricos que ficaram famosos. Eles costumam exercer um fascínio, pois se apresentam de forma diferente das pessoas comuns que costumam ver diariamente. Alguns dos personagens fictícios considerados excêntricos mais famosos são o detetive Sherlock Holmes e o personagem Sheldon Cooper da série de televisão norte americana, Big Bang Theory.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade