Médico ginecologista. Formação, atividades e profissão

Perguntas e respostas sobre ginecologista. O que é esta profissão e qual é a formação necessária para ser um médico ginecologista? Mercado de trabalho e atividades.

» Página Inicial


O que é um médico ginecologista?

É o médico que se especializa no tratamento da saúde feminina desde a infância até a velhice. O ginecologista pode cuidar e ajudar a mulher a prevenir doenças do seu aparelho reprodutor. No Brasil o ginecologista também cuida da área obstétrica e diagnostica doenças que podem ter ligação com outros órgãos como o coração, ossos, entre outros.

A história?

É interessante saber que a ginecologia como a conhecemos não existia. A pesquisa e os métodos de tratamento do aparelho reprodutivo feminino, assim como o tratamento das doenças era misturado com a obstétrica no século 19. Conforme o passar das décadas esses dois tipos de especialização se tornaram disciplinas separadas.

Quais as características necessárias?

O ginecologista não entende só de medicina como também seus conhecimentos se estendem a psicologia, principalmente relacionada ao universo feminino. O estudante que se interessa em ser um profissional de ginecologia precisa ter gosto por medicina e ciências biológicas, ter uma observação apurada, eficácia em organização e facilidade em lidar com pessoas.

Qual é a formação necessária para ser ginecologista?

É necessário que o interessado seja formado no curso superior de medicina (o curso geralmente possui a duração de seis anos). Após a formação ele deve fazer a especialização e a residência na área de Ginecologia e Obstétrica em alguma faculdade de saúde, com duração de três anos. O estudante pode prestar concurso preparado pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia). É importante que o estudante esteja atento para que o curso de medicina escolhido seja reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura.

Quais são as principais atividades realizadas por um ginecologista?

O ginecologista realiza consultas, orienta, faz exames e esclarece para as mulheres, sobre os cuidados necessários para evitar e tratar doenças sexualmente transmissíveis. Ele também verifica o quadro clínico da paciente e se há necessidade de promover mudanças no tipo de tratamento receitado e pode chegar a acompanhar outros tratamentos indicados por outros médicos.

Como é o mercado de trabalho?

Para o profissional especializado na área ginecológica pode haver uma ampla cartela de oportunidades. Ele pode trabalhar na rede pública em postos de saúde ou hospitais públicos, assim como hospitais particulares. Além disso, ONGs também podem precisar dos serviços desse tipo de profissional.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade