Ombudsman ou ouvidor. O que é e o que faz este profissional

Perguntas e respostas sobre o ombudsman ou ouvidor. O que é e o que faz este profissional, quais as qualificações e formação desejada para este cargo tão importante nas empresas. Como é visto pela imprensa?

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Existem algumas palavras que podem parecer estranhas para nós, por isso é importante compreender a origem delas para ter uma boa compreensão do seu significado. Este talvez seja o caso da palavra ombudsman que no primeiro momento pode parecer algo muito estranha e sem muito significado em si mesma.

Ombudsman é uma palavra de origem Sueca seu significado é representante do cidadão. Esta palavra se designa para os países escandinavos como uma palavra que representa a canalização de problemas e reclamações da população que lá residem.

Apesar da sua origem um tanto quanto peculiar, de certa forma ela já foi incorporada em nosso vocabulário, especialmente no vocabulário corporativo onde ela aparece com certa frequência.

O ombusdman, ou ouvidor, é um tipo de profissional que costuma estar presente em empresas de comunicação, como jornais e revistas, empresas de telecomunicação, como as operadoras, além de estar, também, em instituições financeiras. Sua função é, basicamente, ouvir a opinião dos consumidores dos produtos em questão e fornecer os conselhos para que a empresa trabalhe de acordo com as expectativas dos cidadãos.

Formação Necessária

Não existe uma formação específica para o Ombudsman, no entanto, esse profissional precisa ter profundo conhecimento no seu ramo de atuação e estar disposto a ouvir os indivíduos. Por exemplo, se o profissional é o Ombudsman de um jornal impresso, ele precisa ter conhecimentos em relação a jornalismo, comunicação e interesse público, e então seria desejável que esse profissional tivesse uma formação em Jornalismo. Há também os cursos de Capacitação em Ouvidoria que oferecem a Certificação em Ouvidoria/Ombudsman, sendo que estes devem estar de acordo com as normas e exigências da ABO.

Remuneração

A remuneração atual do Ombudsman em atuação no Brasil está entre R$3.000,00 e R$5.000,00.

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, cada vez mais é necessária a presença do Ombudsman dentro das empresas. Por isso mesmo, o mercado de trabalho se encontra receptivo e aberto a esses profissionais. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), as vagas têm aumentado de forma considerável, sendo que desde 2008 a função passou a ser obrigatória em instituições financeiras.

Regulamentação

A profissão de Ombudsman não está entre as profissões regulamentadas oficialmente pelo Ministério do Trabalho do Brasil. No entanto, a ABO dispõe de regulamentos para a capacitação e certificação em Ouvidorias Públicas e Privadas, sendo responsável pelo conteúdo programático e princípios éticos para a profissão de Ombudsman.

Curiosidade

O termo Ombudsman foi criado na Suécia em 1809, quando o Parlamento do país em questão resolveu implementar no governo um profissional responsável por ser o representante dos cidadãos. A palavra é a união de Ombuds (representante) + man (cidadão). Portanto, o termo significa "representante do cidadão", tratando-se de uma profissão de grande importância nos dias de hoje, já que o grande objetivo das empresas é atuar conforme a população espera.

Como é visto pela imprensa?

Para a imprensa é um termo que designa o representante de seus leitores dentro do jornal. A função Ombudsman para o jornal foi criado nos Estados Unidos, entre os anos de 60. no Brasil sua chegada foi em 24 de setembro de 1989 , quando o jornal o Folha por uma decisão inédita passou á publicar uma coluna exclusivamente ao Ombudsman.

O jornal assumiu o objetivo graças ao grande sucesso que estava tendo com as publicações diárias do diario espanhol "EL PAÍS" e também do jornal americano "The washington Post", foi graças a esses dois jornais que O FOLHA assumiu seu próprio Ombudsman.

Por Redaweb, Redação e Alisson Laconski


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