Concursos públicos. Como se inscrever, cotas, vantagens e desvantagens

Há vagas para todos os níveis de ensino, inclusive para brasileiro naturalizado?Posso me inscrever? Vantagens, cotas e desvantagens. Como funciona no Brasil, como se inscrever, quem pode se inscrever e como se preparar adequadamente para as provas

» Página Inicial


O que são concursos públicos?

Concursos públicos são processos seletivos destinados ao preenchimento de postos de trabalhos em organizações e entidades públicas, sejam elas federais, estaduais, municipais ou organizações com capital misto, cuja maior parte pertence à esfera pública. A maquinaria pública do Brasil está entre as maiores do mundo. Por isso, todos os anos são oferecidas milhares de vagas.

A pessoa que almeja trabalhar em um cargo no setor governamental de uma nação deverá passar por um processo avaliativo. Ela disputará vagas com diversas outras pessoas, e, através de um teste que aborda várias questões sobre a área, será escolhido para a função o melhor candidato, ou os melhores.

Um concurso serve para avaliar o desempenho de um candidato, respeitando respeitar as regras básicas de igualdade e isonomia. Dessa forma, a vaga dentro da entidade governamental será da pessoa que têm as melhores qualidades para desempenhar a função.

Concurso público

Como funciona no Brasil?

A constituição brasileira exige que concursos sejam realizados para cargos efetivos ou temporários. O segundo caso é chamado de processo seletivo. Pode ser feito em duas etapas, dependendo da vaga. Em um concurso público, é aplicada uma prova que aborda matérias acerca da área profissional. Para algumas vagas, é preciso passar por um processo de prova e títulos.

No Brasil, o concurso público é bastante popular, pois através dele é possível ter um trabalho estável e com um bom salário. Também é bom para quem está começando a carreira, pois muitas vagas não exigem experiência do candidato.

Qual a principal vantagem?

Funcionários públicos tem como garantia a renda vitalícia do cargo que ocupam. Exceto em casos de corrupção e extrema incompetência, aqueles aprovados em concursos têm a certeza de que estarão empregados pelo resto de suas vidas.

Especialmente em épocas de crise em que o mercado começa a demitir muitos trabalhadores, a ideia de concurso público sempre aparece como uma saída. Ou seja, quem trabalha na iniciativa privada nunca tem a certeza de que está seguro em termos de emprego e é neste ponto que os cargos públicos levam vantagens.

Há um local mais adequado para prestar concurso público?

Já foi o tempo em que os concursos de concentravam na região Sudeste do Brasil. Hoje em dia, os concursos se distribuem quase que homogeneamente pelo território. No entanto, Brasília, por ser a capital federal, tem um volume de concursos maior quando comparado a outras grandes cidades brasileiras, já que lá ficam as sedes dos órgãos máximos do poder federal.

Há desvantagens?

A principal desvantagem do concurso público é a acomodação. Diferentemente do setor privado, que cada vez mais investe na especialização e continuação dos estudos de seus empregados, o setor público não costuma investir, sendo que as instituições públicas que o fazem podem ser consideradas exceções. Como o emprego está garantido pelo resto da vida, a maioria dos funcionários públicos não busca atualização profissional por eles mesmos.

Há cotas?

Por lei, todo concurso deve ter uma cota destinada a deficientes físicos. No entanto, são poucos os concursos que destinam quantidade e vagas para preenchimento por candidatos negros e indígenas (esse tipo de cota é mais comum em concursos promovidos por órgãos federais).

Há vagas para todos os níveis de ensino?

Sim, mas isso irá depender do concurso. Há vagas cujo requisito básico é o ensino fundamental I completo. Outras vagas exigem pós-graduação. E a maioria das vagas se situa neste entremeio, isto é, do ensino médio à graduação.

Sou brasileiro naturalizado. Posso me inscrever?

Irá depender do concurso. A maioria dos concursos permite que brasileiros naturalizados se inscrevam. Contudo, cargos de alto escalão, como as do sistema judiciário, não permitem candidatos naturalizados.

Como se inscrever?

Quem deseja participar de um concurso público, deve ficar atento aos editais que a entidade divulgará. Lá estarão contidas todas as informações necessárias sobre a inscrição, bem como o valor fixado. O candidato deverá preencher o formulário e pagar a taxa, se não se adequar às ressalvas de isenção de pagamento.

Como se preparar?

Para fazer a prova, o candidato passará por testes de diversas disciplinas. É preciso estudar as matérias exigidas na prova. Hoje em dia, devido à grande procura por concursos, existem muitos cursos de preparação para provas. A internet trouxe mais meios para os concurseiros se prepararem, pois muitos sites produzem conteúdo especialmente para quem realizará uma prova.

Muitos cursinhos para concursos públicos indicam estudar as provas anteriores realizadas para determinado cargo.

Como posso achar um concurso público?

É possível encontrar editais na prefeitura da sua cidade. Na internet, diariamente, sites publicam informações sobre futuros concursos. O ideal é o candidato utilizar um mecanismo de busca, como o Google, para encontrar editais. Basta pesquisar por “concursos públicos” e adicionar a cidade, ou região, que se pretende trabalhar.

Qualquer pessoa pode fazer um concurso público?

Sim qualquer um, desde que atenda ao edital referido, nos editais sempre constam a escolaridade exigida, quantas vagas existem, a data da prova, os cargos que estão disponíveis, os salários referentes ao cargo.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade