Profissão de relações públicas. Onde atuam e formação

Perguntas e respostas sobre a profissão de relações públicas, onde atuam esses profissionais, o que o profissional precisa para ser um relação pública? Quais são as atividades do RP?

» Página Inicial


O que é relações públicas?

O profissional de relações públicas, frequentemente chamado unicamente pelas siglas ‘RP’ é aquele responsável pela criação, mantimento e divulgação completa de uma imagem favorável e pública de um determinado grupo, empresa, instituição, pessoas ou até mesmo órgãos governamentais.

Onde atuam esses profissionais?

Os relações públicas podem trabalhar em departamentos de relações públicas internas da empresa – seja ela pública ou privada – e também em empresas que prestam trabalho de consultoria/assessoria de imagem pessoal.

O que o profissional precisa para ser um relação pública?

Por ser formado em comunicação social, é fundamental que o relações públicas tenha facilidade para se comunicar, além de ser criativo, dinâmico e interessado em ações sociais. Esse colaborador também deve saber lidar com decisões a curto prazo e deve dominar por completo a língua portuguesa.

Saber convencer, ouvir sugestões, criticidade e facilidade para se expressar também são características que convém muito para esse tipo de profissional, que na grande maioria do tempo, irá trabalhar em equipe.

Qual a formação necessária?

O profissional de relações públicas precisa de formação superior específica em sua área de conhecimento, ou seja, no curso de comunicação social com habilitação em relações públicas.

O curso superior tem duração de quatro anos e, para atuar, o profissional precisa de registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas. Sendo assim, ele só pode verdadeiramente exercer a sua profissão com este registro em mãos.

O domínio de algum idioma estrangeiro, especialmente o inglês e/ou o espanhol, também é um grande diferencial exigido por esses profissionais.

Quais são as atividades desempenhadas pelo RP?

O relações públicas atua como uma verdadeira ponte entre as empresas, pessoas e organizações, executando políticas e tarefas específicas que possibilitem a criação de uma imagem positiva do cliente.

Para isso o profissional deve realizar campanhas de divulgação do cliente na mídia, divulgação de informações internas e externas, pesquisas e análise de dados que envolvam opinião pública, atividades sociais e muitos outros programas que integrem o cliente com a comunidade em que ele atua, como é o caso da organização de feiras, entrevistas coletivas, concursos e demais atividades.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade