Profissão de marinheiro. Atividades, formação e remuneração

Perguntas e respostas sobre a profissão marinheiro. Quais as atividades principais, quais as características fortes de um marinheiro, formação, remuneração e outras dúvidas.

» Página Inicial


O que é a profissão marinheiro?

O marinheiro é a pessoa responsável por embarcações, seja para operar ou fazer manutenção em alto mar. O marinheiro serve às forças armadas da Marinha brasileira e para o país.

Quais as atividades principais de um marinheiro?

Um marinheiro é responsável por defender o Brasil nas áreas litorâneas de todo o país, oferecer suporte marítimo em caso de calamidade pública e realizar a rota de policiamento para evitar o tráfico de drogas, de pessoas, de contrabando de objetos e produtos falsificados entre o Brasil e outros países ou entre portos brasileiros. O principal objetivo é assegurar a total segurança dos cidadãos brasileiros.

navio do mar

Quais as características fortes de um marinheiro?

A vontade de servir o Brasil é uma forte característica que o marinheiro deve possuir. Além disso, deve ser responsável, ter resistência física, saber respeitar a hierarquia marinha e ter a consciência de que a segurança marítima do país é de responsabilidade dele e de seus colegas.

Qual a formação?

Há duas formas de ingressar na Marinha. O primeiro da forma mais demorada, mas fácil: quando completa-se 18 anos deve-se alistar em algumas das Forças Armadas e, se aprovado, iniciará a servir o país com seu trabalho e dedicação. A segunda forma é através de concurso público, mas neste caso é necessário ter curso superior e passar no concurso. Para os concursos de ensino médio, as vagas são para a escola naval, tornando-se marinheiro somente depois da formação completa. O treinamento é bastante intenso, exigindo muita disciplina e condicionamento físico.

Remuneração e crescimento

A carreira marítima tem grandes chances de crescimento, pois há hierarquia e há um plano de carreira definido. Os concursos oferecem a melhor remuneração da área, com salários que chegam até 15 mil reais. Já quando o jovem recém ingresso na área através do alistamento, ao completar 18 anos, normalmente é oferecido um salário mínimo inicial. O salário é acrescido conforme o tempo que ele serve ao país e também quando vai avançando hierarquicamente e atinge cargos superiores na carreira.

O marinheiro, seguindo carreira, pode se aposentar como tal, como se fosse uma profissão como qualquer outra, apenas tendo o governo brasileiro como o contratante ao invés de uma empresa.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade