Profissão de eletricista: remuneração, mercado de trabalho e outros

Perguntas e respostas sobre a função do eletricista, o que faz o eletricista predial, como é o atual mercado para este profissional, cuidados, remuneração e outros.

Qual a função do eletricista?

O eletricista é o profissional responsável por realizar a devida instalação, a verificação para o funcionamento adequado e, dependendo da situação, efetuar os reparos necessários em aparelhos elétricos e redes de energia elétrica.

Um eletricista pode atuar de forma autônoma. Pode também trabalhar em residências, bem como em áreas industriais e prediais.

O que faz o eletricista predial?

Esse profissional realiza manutenções e instalações em redes elétricas de prédios, analisando a necessidade de conserto ou troca dos elementos constituintes da rede.

Quais os cuidados que ele deve adotar?

Por estar frequentemente exposto a situações que envolvem descarga de energia elétrica, um eletricista deve tomar as devidas precauções na hora em que for realizar a sua atividade.

Esses profissionais necessitam seguir algumas regras que possuem o objetivo de evitar acidentes graves. Tais regras determinam quais são os equipamentos adequados no momento do trabalho. Para isso, um eletricista profissional deve realizar o seu ofício vestindo as roupas adequadas, com equipamentos que o protejam de possíveis descargas elétricas.

No que consiste um bom curso de eletricista?

Um curso de formação de eletricistas deve abranger conhecimentos que envolvem eletrotécnicas, onde são estudados os fundamentos básicos e teóricos que abrangem a eletricidade, tais como resistência elétrica, potência e energia, magnetismo e eletromagnetismo, condensadores, circuitos elétricos, sistemas monofásicas, corrente direta e alternada, transformadores, dínamos e mais uma série de conceitos pertinentes.

Como é o atual mercado para este profissional?

O mercado apresenta boas perspectivas, ainda mais com o desenvolvimento de tecnologia na crescente área das telecomunicações. Além disso, é válido salientar que o perfil profissional do eletricista que almeja maior ascensão na carreira, requer estudo constante e aperfeiçoamento. Atualmente o mercado valoriza o profissional que apresente um abrangente conhecimento de instalação e reparação em diferentes áreas, seja residencial, industrial ou predial.

Quanto maior for o conhecimento profissional, mais serviços estará apto a executar.

Qual é a remuneração?

Um profissional dessa área ganha uma remuneração salarial entre R$1008,00 e R$2.800,77. O eletricista pode também efetuar concursos públicos para ocupar cargos em órgãos estaduais, federais e prefeituras.

Por Redaweb e redação