TRT 23: MT e TRT 18: GO: Certidão, consulta processual e Concurso

Perguntas e respostas sobre o TRT 18: GO – Goiás e TRT 23: MT - Mato Grosso. Quando foi sancionado o concurso TRT 18: GO? Qual é a função do tribunal, quais serviços podem ser acessados pelo site, entre outras perguntas.

» Página Inicial


O que é o TRT 23?

É o Tribunal Regional do Trabalho 23ª região, que corresponde ao estado do Mato Grosso. É presidido pelo Desembargador Edson Bueno de Souza e tem como vice-presidente a Desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes.

Quem mora em Mato Grosso precisa conhecer o suporte legal que tem para solucionar e esclarecer questões trabalhistas e o TRT pode cumprir esse papel. Muitos cidadãos não conhecem quais são os seus direitos enquanto trabalhadores de uma empresa e, assim, não podem fazer uso deles.

Conhecer é importante para compreender os serviços que ele presta à sociedade e quando se pode recorrer a ele. Por consequência, quem o conhece adquire uma noção maior de seus direitos e obrigações.

Qual é a função do tribunal?

Todo Tribunal Regional do Trabalho é um órgão pertencente à Justiça do Trabalho e corresponde à segunda instância no andamento de um processo tributário. As primeiras são as Varas do Trabalho e a terceira é o Tribunal Superior do Trabalho.

A jurisdição de um TRT limita-se ao estado do qual faz parte. Portanto, o TRT 23 atende apenas casos do Mato Grosso. Esse Tribunal aprecia os chamados recursos ordinários e também os agravos de petição.

Onde fica o TRT 23 – Mato Grosso?

O Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso fica na capital do estado, Cuiabá, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3355, Centro Político e Administrativo. É possível contatar o TRT 23 também pelo telefone (65) 3648-4100.

Quais serviços podem ser acessados pelo site?

Primeiramente, o endereço virtual do Tribunal é o portal.trt23.jus.br. Acessando essa página, o cidadão interessado pode verificar toda a estrutura administrativa do órgão, quem são os seus representantes, obter Certidão de Ações Trabalhistas, certificados, pode dar encaminhamento a processos eletrônicos, dizer a sua opinião sobre o site e muito mais.

O Portal do é uma forma de reduzir a burocracia da Justiça do Trabalho de Mato Grosso, pois serve para desafogá-la. As pessoas conseguem resolver as coisas mais simples pela internet, sem precisar ir até o Tribunal. Facilita todos os lados.

Quando foi sancionado o concurso TRT 18: GO – Goiás?

O concurso foi sancionado no dia 6 de julho pela Lei nº 13.143. Essa lei é consequência do projeto de lei (PL) 32/2015. Esse projeto é uma substituição de outros dois projetos: PLC 7909/14 que previa a criação de 168 vagas, 18 cargos em comissão e mais 75 funções comissionadas, e o PLC 7573/14 que tinha como previsão a criação de 30 vagas voltadas para a área de tecnologia da informação e mais 12 funções comissionadas. O projeto de lei (PL) 32/2015 é uma ação do Tribunal Superior do Trabalho e já tinha aprovação pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Quantas vagas?

São 198 vagas divididas entre técnico e analista judiciário para o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. Além disso, serão criados 18 cargos em comissão e também 87 funções comissionadas. O valor do salário para os cargos pode chegar até R$10.425,75.

Como são os cargos?

Para o cargo de técnico judiciário há um total de 49 vagas. É um cargo de nível médio onde as oportunidades estão nas áreas correspondentes ao apoio especializado, especialidade enfermagem, especialidade em tecnologia da informação e administrativa.

Já o cargo de analista judiciário é um cargo de nível superior com 149 vagas onde as oportunidades estão nas áreas: judiciária, administrativa, apoio especializado em tecnologia da informação, engenharia, engenharia elétrica, arquitetura e medicina do trabalho.

Existe algum motivo para realizar o concurso nesse momento?

Aparentemente houve um crescimento do tribunal o que acarretou na necessidade de mais servidores nos gabinetes e nas varas de trabalho. Inclusive na área de tecnologia da informação há apenas 45 servidores para quase dois mil usuários. A necessidade de um concurso para incorporar mais funcionários que possam atender a demanda de usuários se viu mais que indispensável.

A data do concurso já foi divulgada?

Ainda não há previsão para quando será realizado o concurso, porém até o final do ano é possível que saia a data da realização, assim como o edital com todas as informações sobre os cargos e o que deverá cair na prova.

Qual é o site do TRT 18?

https://www.trt18.jus.br/


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade