Médico cardiologista. Áreas de atuação e outros

Perguntas e respostas sobre o médico cardiologista e onde eles atuam, bem como quais são as áreas de atuação, formação necessária e outras informações sobre esta especialidade.

» Página Inicial


O que são cardiologistas?

Os cardiologistas nada mais são do que médicos especializados no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de qualquer disfunção envolvendo a anatomia do coração.

Esses profissionais estudam principalmente o funcionamento, assim como a anatomia e possíveis doenças tanto no coração como também nas veias, artérias e em demais componentes do nosso sistema cardiovascular.

Quais são as áreas de atuação?

Este especialista atua tanto no diagnóstico como também no tratamento de enfermidades que acometem o coração e componentes cardiovasculares. Sendo assim, problemas de hipertensão, colesterol alto (que pode gerar acúmulo de gordura nas artérias), arritmia cardíaca, batimentos cardíacos desregulares, taquicardia, ataques cardíacos e demais problemas do coração são tratados por esse profissional.

Vale destacar que o cardiologista também atua na prevenção, ou seja, oferece medidas para seus pacientes para que evitem problemas envolvendo o sistema cardiovascular. A grande maioria das dicas está relacionada a uma alimentação saudável e à realização de atividades físicas com frequência.

Como é a formação?

Uma vez que o coração é um dos mais importantes órgãos de nosso organismo, o estudante de medicina que opta por essa carreira deve ter muita força de vontade e dedicação par passar mais alguns aninhos se especializando nesta área.

O Título de Especialista em Cardiologia, fundamental para exercer a profissão, só é emitido após o indivíduo completar os primeiros seis anos de graduação em medicina, além dos dois anos de especialização em clínica geral e, por fim, a prestação de concurso para ingresso em centros de resistência cardiológica que sejam reconhecidos pela SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Onde eles atuam?

Os profissionais especializados na saúde do coração e sistema cardiovascular como um todo estão presentes em peso em hospitais (privados ou públicos), clínicas, convênios e demais postos de saúde.

E o mercado de trabalho?

A demanda por cardiologistas é alta em toda a extensão do território brasileiro, especificadamente no segmento de cardiologia geral e em medicina preventiva. Além da atuação como médico o indivíduo também pode desenvolver um consultório próprio ou lecionar em universidades privadas e/ou públicas de todo o país.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade