Profissão de manequim. Salário e diferença para modelo

Perguntas e respostas sobre a profissão de manequim. Preciso estudar para ter essa profissão? É fácil conseguir trabalho? Qual a diferença entre modelo e manequim? Entre outros.

» Página Inicial


Muitas meninas sonham ser manequim. Afinal ele faz?

Manequim é uma profissão onde a pessoa que a exerce estará de certa forma fazendo o empréstimo do corpo ou da imagem para ser usado na promoção de um produto ou marca. O papel do manequim não é necessariamente aparecer, mas servir de base para o destaque do item anunciado.

Qual a diferença entre modelo e manequim?

Embora sejam termos usados de forma similar, manequim refere-se mais diretamente à atuação nas passarelas, enquanto modelo pode ser fotográfica, fazer catálogos, eventos, feiras, dentre outros trabalhos.

profissão de manequim

Preciso estudar para ter essa profissão? É fácil conseguir trabalho?

Profissionalizar-se nessa carreira está muito mais ligado a cursos de passarela e preencher os requisitos físicos necessários do que à formação universitária. A altura mínima para atuar nas passarelas fica em torno de 1,75m. A candidata também deve ser magra e chamar atenção por sua beleza. Alguns profissionais destacam-se por fugir dos padrões convencionais do que é considerado belo.

A profissão é regulamentada?

A lei 6.533 regulamenta a profissão de modelo e manequim desde 1978. Para obter o registro, o manequim deve dirigir-se a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho), com o certificado de conclusão de um curso reconhecido pelo Sindicato, ou uma carta de apresentação da agência em que atua (desde que também seja reconhecida pelo Sindicato).

Ganha bem?

A remuneração média por desfile para quem está em início de carreira é de R$500,00, mas a vivência em mercados do exterior podem elevar esses ganhos acima do dobro. E para quem chega a Top Model, muito mais zeros à direita podem vir por aí.

De acordo com o site https://www.salarios.org.br/#/salariometro que divulga o valor dos salários pagos nos últimos meses no país, o salário médio de uma manequim era de R$ 1.316,00. A pesquisa foi feita em maio/2018.

Você pode usar o site acima para fazer uma consulta atualizada, bem como realizar de forma mais específica, como por exemplo: por estado, por idade ou gênero.

E como surgiram os primeiros desfiles de moda?

Tudo começou quando o costureiro inglês Charles Frederick Worth, mais conhecido como “Pai da alta costura”, com a ajuda de sua esposa, escolhia mulheres parecidas com suas clientes para que elas não precisassem ir várias vezes ao ateliê fazer as provas das roupas. A ideia difundiu-se pelo mundo até o surgimento das passarelas. A primeira modelo a ficar famosa foi descoberta trabalhando em um salão em Londres. Como era muito magra, era chamada de twig (graveto), apelido que lhe rendeu um nome artístico: Twiggy.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade