Engenheiro civil. O que ele faz, quanto ganha e comemoração do dia

Perguntas e respostas sobre a profissão de engenheiro civil. Qual a formação necessária. o que ele faz, quanto ganha e quando se comemora o seu dia dos profissionais de engenharia.

» Página Inicial


A construção civil é um segmento muito importante da economia de um país, pois ela é uma das que mais emprega pessoas e por outro lado proporciona o desenvolvimento estrutural de um país, como moradias, obras públicas de infraestrutura como rodovias, pontes, prédios públicos e outros.

Ao mesmo tempo por lidar com estruturas sólidas, pesadas e alto impacto em caso de problemas, exige-se muito responsabilidade para projetar, executar e supervisionar projetos nesta área. Com isso o engenheiro civil é um profissional de grande importância para o sucesso de qualquer empreendimento de construção civil.

Veja abaixo as informações sobre esta profissão.

O que faz um engenheiro civil?

Engenheiro Civil

Um engenheiro civil é o profissional que projeta casas, pontes, portos, aeroportos, prédios, estradas, estádios, estradas, ou seja, tudo que é ligado à construção civil. O profissional de engenharia civil é a pessoa que desenvolve todo o projeto inicial de uma obra. O engenheiro pode atuar também como supervisor, gerenciador ou diretor de projetos de construção em geral. É o engenheiro civil quem calcula e decide questões relacionadas às partes de saneamento, hidráulicas e elétricas de uma obra. É o engenheiro quem vai garantir que uma obra seja construída de forma correta.

Qual a formação necessária?

Para trabalhar nesta profissão é necessário ter a formação superior no curso de engenharia civil, que dura em média cinco anos. A graduação em engenharia civil é um curso da área de exatas, o que exige que o futuro candidato se identifique com essa área, já que a maior parte da grade curricular do curso é voltada para as matérias como, por exemplo, matemática, física, algoritmos. Ou seja, a grade curricular do curso gira em torno do universo das exatas, por conta disso, é recomendável que o futuro profissional goste desse mundo, já que a base do curso e da vida de um engenheiro lida diariamente com cálculos.

Como é o mercado de trabalho?

O profissional de engenharia civil tem um campo amplo de atuação, pois pode trabalhar com o cargo mais conhecido da profissão, que é com o desenvolvimento direto de obras de construção, como também pode atuar internamente em empresas, focando mais na área de projeto de obras em si.

Muitos trabalham por conta própria criando projetos para construção de moradias por exemplo, executando essas obras e supervisionando o desenvolvimento delas. Tem um mercado bem grande nesta área devido ao enorme déficit de moradia que temos no Brasil.

Qual a média salarial?

A média salarial de um engenheiro civil no inicio de carreira gira em torno de R$ 4.000,00 por mês. Já os profissionais mais experientes podem ganhar em torno de R$ 10.000,00 por mês.

Dia 11 de dezembro é o dia dedicado aos profissionais da engenharia

No Brasil, o dia 11 de dezembro é dedicado aos engenheiros. A data foi escolhida, pois foi nesse dia, no ano de 1933, que o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamenta a profissão até hoje.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade