Major. Funções desta patente, salário e nomes

Perguntas e respostas sobre a profissão de major. Quais são as funções dessa patente? Quando surgiu o termo e o que é necessário para seguir a carreira de major?

» Página Inicial


O que é major?

Major é um cargo militar que está presente nas três Forças Armadas e de segurança de muitas nações. Seu posto pode variar de acordo com o país. Na maior parte dos Estados, major é a primeira das patentes de oficial superior, estando acima da função de capitão e subordinado a tenente-coronel. Entretanto, em certos locais, o major é o profissional mais graduado entre os suboficiais.

Quais são as funções dessa patente?

O major é um adjunto de comando em uma unidade. Ele pode coordenar as tropas em batalhas, mas também acumula outras atividades de cunho burocrático. Isso porque o cargo existe em diferentes divisões do exército como infantaria, cavalaria e superintendência. Por fim, o major pode executar tarefas especializadas de acordo com a sua profissão. Alguns majores são médicos e engenheiros, por exemplo, que atuarão nas Forças Armadas dentro de suas áreas de especialização.

Quando surgiu o termo major?

A palavra major tem o mesmo significado da expressão mor na língua portuguesa. Por isso, inicialmente ela definia o posto de graduação mais alta em cada categoria das forças armadas e de segurança. O termo major isoladamente começou a ser usado no século XVII, retirado do "sargeant-major" no inglês. O posto era o terceiro na hierarquia de comando.

O que é necessário para seguir a carreira de major?

No Brasil, existe o alistamento obrigatório para todos os homens que completam 18 anos. Se o indivíduo for liberado após a apresentação, ele é considerado reservista, ou seja, poderá ser convocado em caso de conflito. Para quem quer continuar nas Forças Armadas é preciso alistar-se. Se for aceito, é necessário passar pelos diversos treinamentos para crescer dentro da corporação.

Qual é o salário mensal de um major?

Um major do exército brasileiro ganha cerca de R$ 7.000.

Que outros nomes a função recebe?

Em muitos países, como a Espanha, por exemplo, a patente de major é referida apenas como "comandante". Na França, o posto equivalente na artilharia é chefe de esquadrão. Para as cavalarias francesas, a função se chama chefe de esquadrões. Já na infantaria, bem como nos outros serviços militares, o posto é denominado chefe de batalhão.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade