Promotor de vendas. Perguntas e respostas sobre a profissão

Perguntas e respostas sobre a profissão de promotor de vendas. O que ele faz, por quem e para que é contratado um promotor de venda, como conseguir ingressar na área, entre outros.

» Página Inicial

O que faz um promotor de vendas?

O profissional classificado como um promotor de vendas tem a seguinte função: comandar a arrumação, rotatividade e exposição dos produtos nos pontos de venda - estes, comumente, fazem parte de estantes em eventos, feiras ou até mesmo em shoppings centers e supermercados.

A atividade é uma boa alternativa para as pessoas que estão em busca de uma primeira oportunidade de emprego, já que não será necessário qualquer tipo de experiência para ingressar na área.

Por quem e para que é contratado um promotor de venda?

Nesse cenário dos grandes eventos, é bem usual esse profissional ser contratado por algumas empresas com o intuito de tornar um determinado produto mais atraente para explorar a comercialização nos pontos de venda.

Além disso, o promotor de vendas pode ser consultado, também, para distribuir panfletos ou amostras gratuitas de produtos que estão sendo divulgados no estande de uma empresa numa feira, evento ou exposição.

Para ser um promotor de venda, qual precisa ser a formação?

Normalmente, não existe a exigência de um curso superior para assumir a função de promotor de vendas. No cenário atual, no entanto, algumas empresas passaram a dar mais atenção para os candidatos que têm formação ou qualquer tipo de experiência profissional na área de marketing e propaganda.

O motivo é bastante claro: por se tratar de uma função que trabalha diretamente com merchandising direcionado aos consumidores, a contratação de uma pessoa já familiarizada com a área pode ser mais produtiva.

O que fazer para conseguir ingressar na área?

Como em qualquer outro segmento, o ideal é sempre investir em você, na sua formação intelectual. Por isso, sempre busque ler mais livros que abordam o tema (técnicas de vendas) para ter a famosa "lábia" que caracteriza essa área e é capaz de convencer os clientes a comprar um determinado produto. Também é importante ler livros que tratam da personalidade humana para, assim, você entender como os consumidores reagem perante esse tipo de situação (venda de produtos).

Se tiver disponibilidade, faça ainda um curso que tenha a ver com essa área para incrementar de uma forma essencial o seu currículo.

Por Redaweb e redação


Veja também: