Currículo. Formatação, foto, capa ou contracapa

Perguntas e respostas sobre currículo. Posso dobrá-lo e quais regras de formatação dele? Ele deve ter capa ou contracapa? Veja as respostas e várias dicas de como produzir e entregar este documento visando uma vaga de emprego.

O que é um currículo?

A palavra "currículo" (do latim "curriculum vitae"), basicamente significa trajetória de vida. É um documento onde o indivíduo irá colocar suas informações pessoais e profissionais, bem como habilidades e experiências. Este documento deve ser entregue nas empresas e lugares em que o indivíduo deseja trabalhar.

Como fazer um bom currículo?

A elaboração dele deve exigir sua extrema atenção pois este será seu "passaporte de entrada" na empresa que deseja trabalhar. Um bom currículo deve ser sucinto, ou seja, simples e que exponha somente a verdade. O currículo NÃO deve ultrapassar duas páginas, e não deve conter informações como: RG, CPF ou nome dos pais. Lembre-se que informações extras serão adicionadas durante a entrevista, por isso seja breve e não "encha linguiça" para impressionar o recrutador. Não se esqueça que ele é treinado e capaz de perceber quando você está tentando o embromar.

Curriculum vitae

Posso dobrá-lo?

É permitido dobrar o curriculum vitae, mas você deve dobrá-lo de forma correta e usar um envelope adequado ao tamanho, mas lembre-se disto: não é comum de ser por aí documentos como este sendo entregues dobrado e portanto o recomendado é você colocá-lo dentro de um envelope que comporte o tamanho de uma folha A4. Tome cuidado com amassos ou borrões!

Pra quem ele deve ser entregue?

Você pode deixar o currículo no Departamento Pessoal, RH ou com o próprio gerente da empresa. Vale ressaltar que no ato da entrega, tente deixar uma boa primeira impressão com o recebedor do seu currículo. Ser comunicativo, agradecer e manter contato visual pode te ajudar, e muito!

Quando possível, pode ser feito o envio por e-mail, mas neste caso é importante ter um contato anterior e assim você ter certeza de que a pessoa irá de fato receber e considerar seu e-mail. Caso contrário, corre-se o risco de ela apagar junto com tantos outros.

Quais regras de formatação?

Você deve formular o seu currículo usando de preferência fonte ARIAL tamanho 12. Não use letras coloridas, use margem padrão e não dê muitos espaçamentos entre as linhas, pois isso torna a leitura do mesmo cansativa. Seja criativo na edição: negrite, sublinhe... enfim faça de tudo para que fique com uma aparência agradável.

Devo colocar foto?

Isso é opcional. Há quem diga ser necessário pôr foto, mas muitos especialistas não recomendam, afinal o recrutador deve selecioná-lo não por sua aparência e sim por suas habilidades. É claro que isso não permite que você ande com o rosto sujo ou não corte o cabelo, seja responsável quanto a isso também.

Em épocas de selfies e da banalização das fotos, é importante pensar que neste caso trata-se de um contato visando uma vaga de trabalho e é preciso mostrar, sobretudo, responsabilidade e seriedade. Claro que pode sorrir, ser alegre, mas deve ser uma foto mais formal.

O currículo deve ter capa ou contracapa?

Não necessariamente. O mais correto e comum é que você o coloque dentro de um envelope. Se coloque no lugar do recrutador. Ele recebe vários e vários currículos por dia... Não vamos complicar mais a vida dele, né?

Algumas dicas:

  • Tente direcionar o envio do currículo, pois enviar para todas as empresas indiscriminadamente e sem filtro algum pode não surtir efeito positivo, além de ser bastante trabalhoso.
  • Antes de enviar procure conhecer melhor a empresa e as exigências dela em relação ao trabalho. Isto poderá ajudá-lo a fazer mudanças no currículo a fim de adequar às necessidades da organização.
  • Quando possível, use a versão eletrônica, pois assim além de economizar papel e impressão, pode ser mais rápido e direto. Contudo fique atento ao fato de que ele deve ser enviado em formato PDF, exceto quando o site da empresa tem formulário próprio para a inserção dos dados.
  • Faça uma revisão no texto antes de enviar. Correção ortográfica e gramatical são importantes, pois enviar o documento com erros pode ser um grande tiro no pé.
  • Para algumas áreas ou profissões em que um portfólio seja um diferencial, crie o portfólio em um site e inclua o endereço dele no currículo para que a pessoa responsável pela análise e contratação possa acessar e conhecer melhor o seu trabalho.
  • Coloque informações objetivas, mas não deixe nada que seja importante de fora. Suas experiências profissionais, formação e cursos extracurriculares são de grande valor para a análise e possível contratação.
Veja aqui diversos exemplos e modelos de currículo para que você possa analisar e assim ajudar a montar um documento bom e adequado à sua necessidade.

Por Redação e Leandro Geroto Soares