TRT 6: PE - Pernambuco e TRT 7: CE. Denúncia e consulta de processos

Perguntas e respostas sobre o TRT 6: PE - Pernambuco e TRT 7: CE. Como faço uma denúncia ao TRT e quais documentos são necessários para fazer uma denúncia? Qual é o processo seletivo e requisitos para trabalhar no tribunal. Onde está localizado e como entrar em contato.

» Página Inicial


O que é o Tribunal Regional do Trabalho (TRT)?

O TRT faz parte da Justiça do Trabalho no Brasil, em conjunto com as Varas do Trabalho e com o Tribunal Superior do Trabalho. É o órgão que todo empregado e empregador podem pedir auxílio, caso venha a se sentir lesado.

Como faço uma denúncia ao TRT Pernambuco?

A denúncia feita ao TRT Pernambuco deve ser levado manuscrita, por meio de um representante legal. É possível também realizar a chamada reclamação verbal. Para isso é necessário comparecer ao setor responsável pelo setor na sede do órgão.

Quais documentos são necessários para fazer uma denúncia?

Para fazer uma denúncia é preciso apresentar informações completas da empresa, como nome e endereço, apresentar o contrato feito na hora da admissão, a rescisão trabalhista. Também será necessário levar o aviso prévio. Documentos relacionados ao sindicato também são necessário e podem ser conseguidos junto a classe que estiver em questão. Se a reclamação tiver relação com salário-família, será preciso apresentar ainda a certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos. No caso de empregados com idade inferior a 18 anos é necessária a presença dos pais ou tutor legal, com comprovante de identidade. Caso a empresa tenha ido à falência, é preciso apresentar nome e endereço, nome e endereço do administrador e representante legal da empresa falida.

Como é dado o processo da denúncia?

Primeiramente a denúncia será encaminhada à vara de trabalho. Com isso, o Juiz do Trabalho, antes mesmo de analisar a questão, deve propor a conciliação entre as partes. Esgotadas as tentativas de conciliação, o juiz julgará a questão, proferindo a sentença. Da sentença proferida pelo juiz cabe ainda recurso para a 2ª Instância, se necessário.

Quais os outros serviços oferecidos pelo TRT Pernambuco?

O TRT Pernambuco também realiza consultas processuais, emissão de certidões, emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU Judicial), consulta ao Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco.

Como posso entrar em contato com o TRT?

A sede do TRT Pernambuco fica localizado na Rua Cais do Apolo, 739 - Bairro do Recife - Recife - Pernambuco - CEP 50030-902. É possível ainda entrar em contato pelo telefone (81) 3225-3200.

Qual é o site do TRT 6 - PE?

https://www.trt6.jus.br/

O que é TRT 7: CE - Ceará?

Trata-se do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, que é o Tribunal do estado do Ceará. Um TRT atua junto da mais alta instância trabalhista do Judiciário do Brasil, o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os TRTs também agem com conjunto com as Varas do Trabalho, fazendo parte da Justiça do Trabalho brasileira.

Quais as competências do tribunal?

Em relação às funções relacionadas com a tramitação de um processo trabalhista, usualmente os TRTs correspondem à segunda instância. Exercem a função de apreciação de recursos ordinários e agravos de petição. Possuem também a tarefa de deter as competências originárias de julgamento.

Qual é o processo seletivo e requisitos para trabalhar no TRT?

É preciso ser aprovado em um concurso público voltado à função que deseja exercer. Quem deseja se candidatar a uma vaga precisa monitorar o site oficial do TRT do Ceará. Constantemente ele é atualizado com os editais dos últimos concursos.

As qualificações exigidas em qualquer Tribunal Regional do Trabalho dependem do cargo que o candidato deseja preencher. Em certas funções, é necessária apenas uma formação de nível técnico. O candidato trabalhará então como Técnico Judiciário. Se possuir formação de nível superior, poderá ingressar como Analista Judiciário e atuar em um segmento da área. Formados em Direito podem exercer o cargo de Analista Judiciário na Área Judiciária ou, por exemplo, na Execução de Mandados (popularmente conhecido como Oficial de Justiça). Já graduados em outros cursos podem trabalhar no TRT 7: CE – Ceará como Analista Judiciário de Área Administrativa.

Como entrar em contato?

É possível contatar por meio do site oficial do Tribunal. Existe uma sessão especial, onde é possível enviar uma mensagem diretamente ao TRT, ou obter a Lista de Ramais e os endereços das Varas da Capital, do Tribunal e do Interior.

Onde ele está localizado?

Na capital do estado, Fortaleza. O endereço é:

Avenida Santos Dumont, número 3384

Aldeota

CEP: 60150.162

Para entrar em contato com o TRT 7: CE – Ceará, basta ligar (85) 3388.9400 ou (85) 3388.9300.

https://www.trt7.jus.br/


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade