Recursos Humanos - RH. Salário, mercado de trabalho e responsabilidades

Perguntas e respostas sobre administração de recursos humanos. Quais os objetivos da gestão de pessoas? Por que as pessoas vêm sendo apontadas como fator estratégico para as organizações?

» Página Inicial


O que é Administração de Recursos Humanos?

Matéria específica que dispõe de técnicas e estratégias que melhoram e profissionalizam a relação humana dentro da empresa, a Administração de Recursos Humanos, RH, também conhecida como Gestão de Recursos Humanos, é a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática do dia a dia entre empregador e empregado.

Recursos humanos, mais conhecido popularmente como RH, é a área de atuação em empresas que, tem o papel de zelar por todos os funcionários. Esse departamento cuida das contratações, treinamento, pagamentos, etc. No passado, RH e DP (Departamento Pessoal) eram a mesma coisa. Hoje em dia, as empresas e os colaboradores já percebem a diferença de atuação de cada um.

Essa área chamada RH surgiu no final do século XX ( vinte ), após o fim da revolução industrial. Ele surgiu com a intenção de resolver os conflitos entre os objetivos das empresas com os objetivos pessoais dos funcionários. Ele surgiu para ser uma ponte entre a organização e seus funcionários.

Quais são os principais objetivos do RH?

São inúmeros os objetivos dos Recursos Humanos. Entre eles destacam-se a busca pelos melhores e mais qualificados profissionais do mercado para atuarem dentro do negócio que representam. Além disso, o RH também prioriza o fortalecimento da relação entre as partes.

Administração de Recursos humanos

Quais os cursos essenciais para quem quer trabalhar nesta área?

Para atuar nesta área há diversos cursos que são utilizados como entrada para a área de recursos humanos. Algumas opções são: Cursos técnicos de Recursos Humanos, Administração, Direito, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, etc. A grade curricular do consiste basicamente em:

Quais as áreas de atuação do profissional da área?

O profissional que se forma em Recursos Humanos tem um grande leque de opções de trabalho para escolher. São várias as áreas e as possibilidades em RH sendo algumas delas mais conhecidas e atrativas, como Treinamento & Desenvolvimento e Departamento Pessoal. Os Recursos Humanos também possuem partes mais burocráticas, ideais para quem gosta de trabalhar com papeis, mas também possuem áreas específicas que atuam diretamente com pessoas, como é o caso das entrevistas para contratação.

Como é o seu mercado de trabalho?

O mercado de trabalho da área é muito amplo. Praticamente todas as empresas, independente da sua área de atuação, necessitam de um departamento de RH. Essas empresas podem ser: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, Indústria e comércio, Empresas de consultoria.

Quais são as responsabilidades?

O Recursos Humanos é responsável por todos os procedimentos que envolvem os colaboradores de uma organização. Desde sua contratação, treinamento, acompanhamento e aperfeiçoamento profissional até a definição de salários e benefícios, folha de pagamento mensal, rescisão e demissão, todas essas, além de muitas outras, são atividades do setor;

Quem pode exercer a função?

O profissional de Recursos Humanos pode ter formação tanto em Administração quanto nos cursos mais específicos que hoje já são encontrados nas principais instituições de ensino do país.

Qual o perfil deste profissional?

Quem quer entrar na área de Recursos Humanos precisa ser inovador, criativo, atencioso, organizado, comunicativo, motivador e manter-se sempre atualizado.

Para se tornar um profissional desta área você precisa cursar o ensino superior em Recursos Humanos ou Administração. Também é vital que você tenha o perfil do profissional de RH, que é um profissional que se interessa por relações humanas e ajudar aos outros. Muita responsabilidade, paciência, visão humana, extrema organização e capaz de traçar planos estratégicos. É essencial também conhecer línguas estrangeiras e conhecer muito bem sobre informática ( planilhas, bancos de dados, etc...)

O salário do profissional de RH é bom ?

Depende. Estipular um salário como bom ou ruim depende de cada pessoas pois, cada uma tem um estilo de vida diferente. O salário de um profissional de RH pode variar entre R$ 2.200,00 para áreas mais baixas á R$ 20.000,00 para cargos mais altos na empresa.

Existem especializações na área de Recursos Humanos.

Sim. O profissional de Recursos Humanos pode buscar por cursos específicos na área de interesse a fim de se especializar ainda mais.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade