Profissão de açougueiro. Curso e mão de obra qualificada

Perguntas e respostas sobre a profissão de açougueiro. Existe alguma formação ou curso para esta profissão? Quais os principais pontos a serem seguidos para ser um bom açougueiro?

» Página Inicial


Como é o atual mercado para um aspirante a açougueiro?

O mercado para se tornar açougueiro está amplo e aberto. Poucas profissões como o ramo de trabalhar em casa de carnes estão em tanto crescimento atualmente. O que leva a isso é a preferência da população por querer comprar suas peças de carnes em casas especializadas e centradas nesse ramo. Devido a essa procura constante da população, o mercado foi crescendo. Os setores de açougue dos supermercados sempre ficam atrás na preferência da população se comparadas às casas especializadas em cortes de carnes. A paleta assada do domingo é sempre melhor selecionada por um especialista no ramo.

Há algum curso necessário?

Açougue

Não. Uma das vantagens desse ramo é a não necessidade de uma profissionalização propriamente dita, porém a vontade de aprender é necessária. Em açougues, é muito comum que o funcionário mais experiente passe as orientações e ensinamentos aos mais novos. A vontade e gosto por trabalhar com carne é fundamental.

Qual o principal problema para achar mão de obra?

Mesmo com diversas pessoas buscando tal ramo, encontrar trabalhadores disponíveis a realizar todas as tarefas necessárias é de grande dificuldade. Muitas vezes atrelada à falta de higiene, cuidado ou pouca atenção ao cliente.

Como é a rotina de trabalho do açougueiro?

O açougueiro tem a função de preparar, limpar e cortar a carne para a comercialização do alimento. Além disso, há também funções secundárias, como sempre manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, afinal, o trabalho é com comida.

Quais os principais pontos a serem seguidos para ser um bom açougueiro?

Ter carisma, proatividade e cuidado com a carne. Um bom açougueiro preza por conhecer com o que trabalha e maneja. Sempre importante que a carne seja cortada da forma que o cliente deseja (aquele bife fininho que todo mundo mais requisita), prezar pela higiene própria e do lugar de trabalho e, claro, ser atencioso com quem compra. Um sorriso no rosto, uma boa conversa. Todos gostam de ser bem atendidos.

Como melhorar meu desempenho no cargo de Açougueiro?

Estudar se estuda em qualquer ramo. Cada animal tem sua peculiaridade: a parte mais macia do porco, aquela picanha cortada da maneira certa e, é claro, o bife fininho. Treino, estudo e muita vontade de aprender para poder crescer. Esses são os segredos para se tornar um sucesso no ramo.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade