Profissão administrador de empresas, auxiliar e assistente administrativo

Perguntas e respostas sobre a profissão de administrador de empresas, auxiliar e assistente administrativo. Diferenças e em quais setores do mercado o assistente ou auxiliar administrativo pode trabalhar.

» Página Inicial


Quais as vantagens de escolher a profissão de Administrador?

A visão histórica e profunda de um produto. O Administrador adquire, por meio de seus estudos, um ponto de vista único que abrange o passado, o presente e o futuro. Os estudos que cercam os cursos de administração de empresas focam no conhecimento primário, no ganho secundário e na visão para o futuro como terciário. É a pirâmide que cerca o Administrador de Empresas: conhecimento, lucro, sucesso.

Administrador de empresas

Trabalhos relacionados à competência futura de uma empresa. As funções circundam desde escritório à contabilidade. É o coordenador geral que tem como principal função fazer o carro-chefe se movimentar em busca de ganhos futuros para a empresa. Ao Administrador de Empresas compete as funções de comando, organização e guia de todos os funcionários da empresa.

Quais as áreas de atuação?

A flexibilidade é grande dentro do universo do administrador de empresas. Ele pode atuar desde uma consultoria até mesmo em um hospital, exercendo funções cuja raiz é totalmente diferente. Porém, sua coordenação e guia para o sucesso são fundamentais. O começo é duro, mas recompensador. Auxiliar de escritório, auxiliar administrativo e ir crescendo rumo a um lugar na diretoria.

Como evoluir na carreira de administrador?

Organização e estudo diário são dicas fundamentais para seguir. Profissionalizar-se aprendendo novos idiomas, novos softwares, etc. É muito importante ser o quebra-galho e o coordenador dos mais inexperientes. Passar tranquilidade e esclarecimentos sobre toda e qualquer dúvida.

A profissão é bem remunerada?

Você vai ganhar dinheiro, sim. Mas sempre com a cautela de crescer com consciência e calma. Não pule etapas. Ganhe experiência, estudos, chão. Isso tudo será de grande valia para crescer, mas sempre mantendo os pés no chão para melhorar e ser de grande importância para a empresa a ser coordenada. Tenha calma, paciência e conhecimento.

Quais as especializações para a área?

Marketing, recursos humanos, comunicação interna e empresarial. É sempre importante buscar cursos de especialização para aprender e contribuir com a empresa e com os funcionários. Além dos demais, cursos de idioma são um importante diferencial no currículo.

Assistente ou auxiliar administrativo

Em quais setores do mercado o assistente ou auxiliar administrativo pode trabalhar? Bem, o profissional da área administrativa poderá desenvolver tarefas em diversos setores, desde pequenos comércios até grandes empresas.

Na verdade é uma área muito ampla e pode envolver o setor financeiro, compras, vendas, marketing, estoque, entre tantas outras possibilidades. A administração já é muito ampla e no caso de auxiliares e assistentes a coisa pode ser bem diversificada.

Auxiliar administrativo

Os profissionais da área administrativa em geral trabalham diretamente com questões ligadas ao cotidiano administrativo de empresas e comércios, como, por exemplo, realizando atividades na área contábil, financeira, fiscal, de marketing empresarial, além de também exercer funções na área de compra e venda.

Qual a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?

O assistente administrativo é um cargo especificamente desenvolvido por quem é formado no curso técnico de administração. A formação técnica em administração dura em média um ano e meio, e o aluno tem aulas sobre o mundo administrativo em geral, desde aulas de contabilidade, economia, marketing, informática, legislação empresarial, gestão de empreendimentos e linguagens. Uma vantagem é que o curso técnico pode ser feito junto ao ensino médio, fazendo assim com que o estudante termine seus estudos com o título de técnico. Já o auxiliar administrativo é uma função que não necessita de diploma para sua realização.

Qual o papel do assistente administrativo?

O profissional que trabalha como assistente administrativo desempenha o papel de assessor direto ao administrador da empresa em que trabalha. Ou seja, o assistente é o braço direito do administrador, sue papel é otimizar todas as tarefas de cunho administrativo, financeiro, além de lidar com os dados da empresa, informações estratégicas, entre outras coisas do mundo empresarial, para que os dados e informações cheguem de forma organizada ao administrador, que é quem vai decidir o que será feito na empresa. Para almejar o cargo de assistente administrativo, o profissional deve possuir curso em técnico de administração.

Qual é o papel do auxiliar administrativo?

Já auxiliar administrativo é uma função onde não é necessário possui o curso técnico, ficando hierarquicamente abaixo do cargo de assistente administrativo. No entanto, seu papel dentro de uma empresa é muito semelhante ao de um auxiliar administrativo: o auxiliar irá lidar com funções ligadas à administração, desde questões financeiras até dados informativos e estratégicos da empresa em que trabalhará.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade