Profissão de auxiliar e assistente administrativo

Perguntas e respostas sobre a profissão de auxiliar e assistente administrativo. Diferenças e em quais setores do mercado o assistente ou auxiliar administrativo pode trabalhar.

» Página Inicial


Em quais setores do mercado o assistente ou auxiliar administrativo pode trabalhar? Bem, o profissional da área administrativa poderá desenvolver tarefas em diversos setores, desde pequenos comércios até grandes empresas.

Na verdade é uma área muito ampla e pode envolver o setor financeiro, compras, vendas, marketing, estoque, entre tantas outras possibilidades. A administração já é muito ampla e no caso de auxiliares e assistentes a coisa pode ser bem diversificada.

Quais as funções do assistente ou auxiliar administrativo?

Auxiliar administrativo

Os profissionais da área administrativa em geral trabalham diretamente com questões ligadas ao cotidiano administrativo de empresas e comércios, como, por exemplo, realizando atividades na área contábil, financeira, fiscal, de marketing empresarial, além de também exercer funções na área de compra e venda.

Qual a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?

O assistente administrativo é um cargo especificamente desenvolvido por quem é formado no curso técnico de administração. A formação técnica em administração dura em média um ano e meio, e o aluno tem aulas sobre o mundo administrativo em geral, desde aulas de contabilidade, economia, marketing, informática, legislação empresarial, gestão de empreendimentos e linguagens. Uma vantagem é que o curso técnico pode ser feito junto ao ensino médio, fazendo assim com que o estudante termine seus estudos com o título de técnico. Já o auxiliar administrativo é uma função que não necessita de diploma para sua realização.

Qual o papel do assistente administrativo?

O profissional que trabalha como assistente administrativo desempenha o papel de assessor direto ao administrador da empresa em que trabalha. Ou seja, o assistente é o braço direito do administrador, sue papel é otimizar todas as tarefas de cunho administrativo, financeiro, além de lidar com os dados da empresa, informações estratégicas, entre outras coisas do mundo empresarial, para que os dados e informações cheguem de forma organizada ao administrador, que é quem vai decidir o que será feito na empresa. Para almejar o cargo de assistente administrativo, o profissional deve possuir curso em técnico de administração.

Qual é o papel do auxiliar administrativo?

Já auxiliar administrativo é uma função onde não é necessário possui o curso técnico, ficando hierarquicamente abaixo do cargo de assistente administrativo. No entanto, seu papel dentro de uma empresa é muito semelhante ao de um auxiliar administrativo: o auxiliar irá lidar com funções ligadas à administração, desde questões financeiras até dados informativos e estratégicos da empresa em que trabalhará.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade