O que é um Cacique e qual a sua função. Origem do termo

Perguntas e respostas sobre a profissão de cacique. Quem é e qual a sua função? Qual a origem do termo? Veja as respostas a essas perguntas e nossa FAQ.

» Página Inicial


Quem é o cacique?

Sendo bem simples e direto, o cacique é o chefe administrativo e político da aldeia, além de ser o índio mais experiente. Da mesma maneira que nas comunidades em geral, a tribo indígena é formada por uma organização social em que o seu representante maior é o cacique.

Falando de forma figurativa, o cacique é considerado o chefe ou o líder político que tem influência e autoridade local e que tem o poder de arranjar muitos votos dos eleitores. Ou seja, é aquele que impõe suas ambições e seus anseios em um determinado lugar ou sobre várias pessoas.

Qual a sua função?

A sua principal função, além de representar o seu povo, manter a estrutura e o bom funcionamento da aldeia, é lutar pelo bem estar dos seus semelhantes e mediar todos os conflitos buscando o progresso, em conjunto com os líderes da aldeia, em assuntos que dizem respeito às instituições como a FUNAI.

Ainda, faz parte do seu dever ajudar na organização das reuniões, das festas e das demais atividades que acontecem dentro da aldeia, bem como fazer com que a tradição do seu povo seja mantida. A cultura das danças, das tradições e das músicas deve, por meio do cacique, ser repassada para todos os integrantes da aldeia, fazendo com que os seus costumes não fiquem perdidos e esquecidos com o tempo.

Qual a origem do termo cacique?

A palavra cacique é derivada do idioma chamado de taino. De acordo com alguns estudiosos, os taínos foram índios que viveram na época de Cristóvão Colombo, e que moravam no Caribe, mais especificamente nas Grandes Antilhas, nas Pequenas Antilhas do Norte e nas Bahamas. Essa termologia ficou conhecida em outras línguas por meio do castelhano cacique.

Originalmente, esse termo era utilizado pelos portugueses e espanhóis em função de os índios, conhecidos como aruaques, terem sido os primeiros a ter contato com os navegadores europeus, em meados do século XV, no período que Colombo descobriu a América. Logo, de maneira alternativa, tanto os brasileiros quanto portugueses firmaram a palavra cacique como sinônimo de chefe. Ou seja, em troca de favores, o cacique era considerado um líder local por angariar pessoas interessadas em ajudá-lo.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade